16/08/2024 às 10h07
O pedido do registro da candidatura à reeleição do prefeito de Maceió, JHC (PL), apareceu na plataforma Divulgacand somente nessa quinta-feira (5) - último dia do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para este objetivo. Lá, consta a apresentação do plano de governo da coligação “A Força do Trabalho”, dividido em 13 pilares.
Entre outros, o candidato diz que assume o compromisso de manter os programas sociais já implantados, criar outros e atuar em parceria com os municípios da Região Metropolitana de Maceió visando à elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI).
Em gestão e finanças, o prefeito promete, caso seja eleito, criar uma ferramenta digital para integrar as plataformas de solicitação de serviços oferecidos à população em um único canal de atendimento. Também pretende intensificar as ações de captação de recursos, inclusive ampliar as parcerias com a iniciativa privada.
Consta ainda o desenvolvimento de um plano diretor de tecnologia para cidades inteligentes, a criação de programas de incentivo à economia e empreendedorismo, como o Jovem Aprendiz (a ser destinado a estimular o primeiro emprego e profissionalização de jovens entre 14 e 24 anos), de acesso ao primeiro emprego e o Mãe Preparada (focado na profissionalização de mães que mantenham filhos em creches do município).
Há intenção de implementar um plano municipal de desenvolvimento econômico, criar o programa focado no empreendedorismo azul para geração de renda e modernizar os mercados públicos de Maceió. A promessa de campanha do prefeito é requalificar os mercados do Benedito Bentes, Tabuleiro do Martins, Jacintinho e iniciar a obra do Mercado da Produção.
No turismo, o compromisso é instituir a MaceioTur, órgão responsável pelas ações ligadas ao setor (promoção, divulgação do destino, relacionamento com o trade e realização de eventos). Proposta é criar, ainda, o Qualitur Maceió para fomentar a formação de profissionais do setor, requalificar a orla e referenciar digitalmente monumentos e atrativos turísticos para que possam ser acessados pelo celular.
Para a educação, as metas são expandir as vagas em tempo integral e nas creches, com o programa Gigantinhos. No entanto, o plano não apresenta o quantitativo. O plano prevê incentivo de estudantes para competições e inovação. Na saúde, a intenção é ampliar a cobertura na atenção básica e na rede de alta e média complexidade. JHC não detalhou o número de unidades que pretende construir no segundo mandato. Ele promete construir o Hospital Veterinário Municipal.
O candidato diz que vai entregar a Casa do Idoso e a Casa do Autista de Maceió, ofertar cursos para jovens em vulnerabilidade, implantar o projeto Mercado Cidadão e instituir programa de acesso ao primeiro imóvel para pessoas de baixa renda. Para os moradores atingidos pela mineração, avisou que vai dar continuidade às ações do Fundo de Amparo.
Outra proposta é estabelecer um programa Patrulha Maria da Penha Municipal, reestruturar a Central Integrada de Monitoramento para prevenção de violência em espaços públicos. Também pretende atuar em parceria com as prefeituras da Região Metropolitana para elaboração do PDUI e ampliar parcerias para reduzir o déficit habitacional (sem indicar o quantitativo).
Na mobilidade, JHC promete iniciar as obras do BRT e manter os programas de transporte (passe livre, geladões, domingo é livre). Ainda se compromete a manter a política de passagem mais barata dentre as capitais.
fonte: gazetaweb
Resolva aqui suas principais dúvidas sobre o Notícias AL.
Basta preencher os campos abaixo e enviar